Apologética Católica

 O Que a Bíblia diz Sobre a Sola Scriptura?

Autor: Antoine Valentim

Fonte: Site "The Bible Defends the Catholic Church!"

Tradução: Carlos Martins Nabeto

 

              Nem tudo está na Bíblia

           João 21,25: "Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos."

              Paulo diz que a tradição oral tem autoridade

             2Tessalonicenses 2,15: "Assim, pois, irmãos, permanecei firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra [=oral], seja por epístola nossa."

          2Timóteo 2,2: "E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."

             1Coríntios 11,2: "Eu vos louvo, irmãos, pois em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei."

             1Tessalonicenses 2,13: "Pelo que também damos sem cessar graças a Deus, porque, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que credes."

               Os primeiros cristãos seguiam a tradição apostólica

               Atos 2,42: "E perseveravam na doutrina do apóstolos, na coumnhão, no partir do pão e nas orações."

               A grande ordem dada por Cristo foi a de pregar e não escrever

              Mateus 28,19-20: "Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado."

               A Bíblia é difícil de ser compreendida, mas fácil de ser distorcida

              2Pedro 3,15-16: [Falando dos escritos de Paulo] "Em todas as suas cartas ele escreve da mesma forma, falando acerca destas coisas. Suas cartas contêm pontos difíceis de entender, os quais os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição."

               Há outros pontos sobre a tradição oral

              2João 1,12: "Tenho muito que vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta. Antes, espero ir ter convosco e falar face a face, para que a nossa alegria seja completa."

            3João 1,13-14: "Tenho muitas coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face."

               A Bíblia é contrária à interpretação particular

            2Pedro 1,20-21: "Acima de tudo lembrai-vos de que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo."

               Para interpretar a Bíblia é necessário instrutores autorizados

            Atos 8,30-31: "Correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e perguntou: 'Entendes o que lês?'. Ele respondeu: 'Como poderei entender, se alguém não me ensinar?'. E rogou a Filipe que subisse, e com ele se assentasse."

              Disto depreendemos que a doutrina protestante da "Sola Scriptura" é simplesmente anti-bíblica...

Crie um site gratuito com o Yola.