Apologética Católica

O Protestantismo

Por Jaime Francisco de Moura



O Protestantismo teve início no século XVI e hoje divide-se em centenas de denominações independentes umas das outras. Distinguem-se o Protestantismo Tradicional e o Protestantismo Moderno.


          O Tradicional compreende três grandes comunidades:


1 - A Luterana (Martinho Lutero) que começou a se insurgir contra autoridade da Igreja  em 1517

2 - A Calvinista (João Calvino) em Genebra, Suíça em 1509

3 - A Anglicana, na qual se distinguem a High Church (Alta Igreja) e a Low Church (Baixa Igreja)


A High Church conserva muitos elementos tradicionais, ao passo que a Low Church é mais radical, tendo sido doutrinada por pregadores do continente Europeu. É a Baixa Igreja da Inglaterra que, emigrando para os Estados Unidos em busca de liberdade religiosa, tem dado origem às denominações Protestantes sempre mais numerosas que emigram para o Brasil.


Do Protestantismo tradicional são derivadas centenas de sociedades menores, que constituem o Protestantismo Moderno. Este é movido por espírito diverso do das comunidades Tradicionais, assumindo, por vezes, índole sectária; são reformas da reforma, dissidências da dissidência, que vão esfalecendo cada vez mais o patrimônio da fé Cristã.


Não é fácil distinguir Protestantismo Tradicional do Protestantismo Moderno, pois em cada século – desde o século XVI – têm ocorrido cisões no bloco Protestante. De qualquer forma, podemos apresentar o seguinte esquema para fins didáticos:


Igrejas Protestantes Tradicionais

Luterana

Anglicana

Presbiteriana

Metodista

Igrejas Protestantes Modernas

Adventista

Assembléia de Deus

Pentecostais com suas múltiplas modalidades

Crie um site gratuito com o Yola.