Apologética Católica

  Ex-sacerdote anglicano casado é ordenado para ministério especial na Igreja Católica com aprovação papal.


 

          Vaughn Treco, marido, avô de dois e ex-sacerdote anglicano, foi ordenado para o diaconato e sacerdócio católicos no começo de maio com a aprovação do Papa Francisco.

        A sua ordenação como padre católico casado é permitido como uma exceção ao que, em geral, se exige para o celibato.

         Vaughn Treco serve dentro das fronteiras geográficas da Arquidiocese de St. Paul e Minneapolis como membro do Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro como sacerdote para uma comunidade de ex-anglicanos.

        A pequena comunidade de 10 pessoas se reúne aos domingos, na Holy Family Church, região periférica da cidade de St. Louis Park, Minnesota. Chamados de Sociedade de São Beda, o Venerável, eles estão sob os cuidados do irmão beneditino John-Bede Pauley, da Abadia de St. John, Collegeville, também Minnesota.

       “Estas pessoas vêm trabalhando como uma sociedade, e a minha tarefa é fazê-la crescer tornando-se uma paróquia”, disse Vaughn Treco ao The Catholic Spirit, jornal diocesano.

            “Gosto de trabalhar na criação de novas igrejas”, acrescentou. ”Já fiz este trabalho antes”.

        Vaughn Treco, 52, foi ordenado para o diaconato transitório com outros diáconos também transitórios do Seminário St. Paul. O bispo ordenante foi Dom John Nienstedt, em uma cerimônia no 2 de maio, na Basílica de St. Mary, em Minneapolis. O bispo auxiliar Dom Andrew Cozzens o ordenou ao sacerdócio católico em 3 de maio na Holy Family Church.

       Em carta dirigida aos sacerdotes da arquidiocese convidando-os para participar da ordenação sacerdotal, Cozzensexplicou as circunstâncias que levaram Vaughn Treco ao sacerdócio católico.

         Vaughn Treco “chega com um rico histórico teológico, na qualidade de ex-diretor de formação para a sua diocese anglicana”, lê-se na carta. “Há alguns anos ele preencheu todos os requerimentos para a sua ordenação ao sacerdócio na Igreja Católica. Desde então, tem esperado pelo lugar certo para servir à Igreja”.

             O Monsenhor Jeffrey Steenson, presidente do Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro, contatou Vaughn Trecoem 2014 para falar sobre a necessidade de um sacerdote em servir uma pequena comunidade em Minnesota.

             “Visto que esta comunidade existia dentro das fronteiras da Arquidiocese de St. Paul e Minneapolis, o Mons. Steenson e eu começamos a falar sobre a ordenação de Vaughn Treco para servi-la”, escreveu Cozzens. “Com a permissão do arcebispo, no ano passado trabalhei com o Mons. Steenson para que a ordenação se tornasse realidade, e agora ultrapassamos o último obstáculo”.

              Agora que foi ordenado, Vaughn Treco pode, a critério do arcebispo e com a permissão de Steenson, também servir em outras atividades da arquidiocese, disse Cozzens. “Por exemplo, ele pode ser um vigário paroquial em uma de nossas paróquias também. Tudo isso ainda está por ser determinado pelo arcebispo”.

              Vaughn Treco converteu-se ao catolicismo em 2000.

           “Quanto mais perto eu lia as Escrituras, mais parecia que o ensinamento da Igreja Católica concordava com elas”, disse ele.

            Nascido em Nassau, nas Bahamas, e criado em uma família profundamente religiosa de Irmãos de Plymouth [1], Vaughn Treco estudou em um seminário evangélico no estado de Illinois, concluindo um mestrado em teologia.

           Em 1991, ele lançou e desenvolveu a New Providence Community Church, nas Bahamas, uma igreja evangélica com a missão de levar Cristo aos jovens com formação universitária. Após descobrir o que descreveu como discrepâncias no ensinamento evangélico, ele e sua esposa, Norma, se juntaram à Igreja Episcopal Carismática.

            Vaughn Treco trabalho na Igreja Catedral do Rei, em Olathe, Kansas, onde foi ordenado em 1997. Era o teólogo do arcebispo da Igreja Episcopal Carismática e diretor do seminário até ouvir as fitas cassetes de Scott Hahn: “Answers to Common Objections” [Respondendo a objeções comuns, em tradução livre].

            Em entrevista à Eternal Word Television Network, disse que, após escutar as fitas cassetes durante o fim de semana, perguntou-se: “Se eu acredito em todas estas coisas, por que não sou católico romano?”

             Nove meses depois, em 1999, ele dava início ao Ritual de Iniciação Cristã de Adultos e se tornaria católico em 2000.

      Desde então, tem trabalhado, no ministério pastoral católico, como diretor do setor de preparação e enriquecimento para o matrimônio na Diocese de Arlington, Virgínia; e como ministro da juventude paroquial. Ele criou o “parish REACH”, um apostolado que forma e instrumentaliza paróquias católicas para evangelizar, de forma mais eficaz, homens, mulheres e famílias dentro de suas comunidades locais.

            Durante três anos, Vaughn Treco realizou estudos teológicos católicos, em nível de pós-graduação, na cidade de Arlington e completou um outro programa, de seis meses de duração, em teologia católica no ano de 2013, em Houston.

          O Culto Divino do Ordinariato da Cátedra de São Pedro – o que era antes chamado de missa em “uso anglicano” – “lembra uma espécie de complexidade tridentina”, explicou Vaughn Treco.

                “A principal diferença é que a liturgia toma suas pistas linguísticas e tradições da Comunhão Anglicana”.

            Os católicos acostumados com o Rito Latino, aquele regularmente celebrado nas paróquias, podem achar sentimental (lírico) o Culto Divino do ordinariato, e perceber um caráter poético na oração, que Vaughn Treco descreve como “mais penetrante”.

                Nota:

         [1] Irmãos de Plymouth são diversos grupos cristãos adenominacionais com origem em reuniões entre protestantes em Dublin na Irlanda por volta de 1825.

 

Fonte: Bob Zyskowski- Catholic News Service

Jaime Francisco é criador deste site. É Apologista Católico, Historiador, Estudioso da Igreja Primitiva e das doutrinas protestantes no Brasil e na América Latina. Publicou 03 obras em defesa da Fé Católica: "As diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Protestantes" " Porque estes Protestantes tornaram - se Católicos" e " Lavagem Cerebral e Hipnose no meio Protestante" Maiores informações sobre os livros: www.respostascatolicas.webnode.com.br   Nestes últimos anos tem estudado profundamente sobre Psicologia e fenômenos  relacionados à demônologia. 

Crie um site gratuito com o Yola.