Apologética Católica

 

Os Primeiros Escritores Cristãos


Por Jaime Francisco de Moura

 

Após os escritos do novo Testamento, houve, ainda no século I e no começo do II, os Padres Apostólicos (assim chamados porque estiveram em contato direto com os Apóstolos). Sobrevieram, nos séculos II e III, os Apologetas ou escritores que defenderam a fé Cristã contra os pagãos e as primeiras heresias.

Os Padres Apostólicos

Dada a sua antiguidade, são muito estimado. Os seus escritos têm certa semelhança com os do Novo Testamento, a ponto que alguns chegaram a ser considerados canônicos (assim a Didaquê, a Epístola de Clemente, a do Pseudo-Barnabé). Não escreveram tratados teológicos, mas geralmente cartas em língua Grega, que abordam assuntos de diciplina, recomendam a unidade da Igreja e a autoridade dos Apóstolos. Eis os principais autores:

São Clemente de Roma (+102) foi, o terceiro Bispo de Roma após São Pedro. Por cerca de 96, escreveu uma carta aos Coríntios, exortando-os à concórdia e à submssão aos legítimos Pastores. O tom caloroso e firme desse escrito já manifesta a consciência que o Bispo de Roma tinha autoridade.

S. Inácio, Bispo de Antioquia (+107), foi condenado à morte na perseguição de Trajano (98-117). Durante a viagem que, prisioneiro, fez da Síria a Roma, onde devia ser lançado às feras do Coliseu em espetáculo público, Inácio escreveu seis cartas às comunidades de Éfeso, Magnésia, Trales, Filadélfia, Esmirna, Roma respectivamente, e uma ao Bispo Policarpo de Esmirna. Nestes escritos percebe-se o ardente Amor de Inácio a Cristo e à Igreja; o autor professa clara doutrina da Encarnação: Jesus é Deus, que se fez homem no seio de Maria Virgem; mostra que no começo do Século II já havia o episcopado Monárquico, ou seja, o Bispo como Pastor supremo da sua diocese; chama a Igreja de Roma “aquela que preside na caridade”.

São Policarpo (+156), Bispo de Esmirna, viu e ouviu São João Evangelista. Escreveu uma carta aos Filipenses. Famoso é o relato do Martírio de São Policarpo, a mais antinga Ata de martírio que temos.

Pápias (+130) foi Bispo de Hierápolis na Ásia Menor. Redigiu cinco livros intitulados “Explicações dos dizeres do Senhor” que infelizmente se perderam, excetuados poucos fragmentos, muito preciosos porque referem datas e circunstâncias atinentes à redação dos Evangelhos.

A Didaquê (Doutrina dos doze Apóstolos) É um catecismo simples da vida Cristã e um ritual, que trata do Batismo, da Eucaristia, da Celebração do domingo, do Jejum...Pode ter sido redigido ainda no fim do século I.

Crie um site gratuito com o Yola.