Apologética Católica

 

Fórmulas do exorcismo



          Em seguida, o exorcista profere a fórmula deprecativa do exorcismo Maior. Se parecer oportuno, acrescenta também a fórmula imperativa. Propõem-se outras fórmulas, quer deprecativas quer imperativas.

          A) Sois verdadeiramente santo, Senhor dos Exércitos, os céus e a terra proclamam a vossa glória, porque criastes todas as coisas do universo. Vós que estais sobre os Querubins e habitais nas alturas, que contemplais o céu e a terra e observais os abismos, abri, Senhor, os vossos olhos e vede a aflição de N., vossa criatura, por quem humildemente Vos suplicamos: Despertai o vosso poder e enviai o Espírito Santo Paráclito, para que expulse, com a sua força, toda a opressão do diabo e desfaça as suas insidiosas astúcias, de modo que este vosso servo (esta vossa serva) possa dedicar-se dignamente ao vosso serviço com espírito generoso e sincero. Deus, criador e restaurador do género humano, que no princípio formastes o homem à vossa imagem e lhe confiastes todas as coisas do universo, para que, servindo só a Vós, seu Criador, exercesse o seu domínio sobre as criaturas, lembrai-Vos da condição humana, ferida pelo pecado,  e manifestai neste vosso servo (nesta vossa serva) N., prostrado (a) pela enganosa sedução diabólica, a vossa infinita bondade, a fim de que, liberto (a) do inimigo, Vos reconheça como único Deus e Senhor. Deus de infinita misericórdia, que, para nossa redenção, Vos dignastes enviar ao mundo o vosso Unigênito, para que todos os que n’Ele acreditam não pereçam, mas tenham a vida eterna; que exaltastes na cruz o vosso próprio Filho, para destruir o decreto de condenação e atrair a Si todas as coisas, compadecei-Vos da Igreja, que Vos implora por este vosso servo (esta vossa serva) em tribulação, a fim de que, afastada toda a adversidade, a vossa direita o (a) proteja, já que foi remido (a) pelo sangue  de Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

            Todos respondem:

            Amém.

         B) Teme Aquele que foi imolado em Isaac, vendido em José, morto no cordeiro, crucificado no homem, mas triunfador sobre o inferno. Dá lugar a Cristo, no qual nenhum vestígio das tuas obras encontraste. Humilha-te sob a poderosa mão de Deus, estremece e foge, ao invocarmos o santo nome de Jesus, que faz tremer o inferno e a quem estão sujeitos os Poderes celestes, as Potestades e as Dominações, Aquele que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar, dizendo: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. Portanto, retira-te, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Dá lugar ao Espírito Santo, por este sinal da santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

           Todos respondem:

           Amém.

       C) Escutai, Pai santo, o gemido da Igreja suplicante: não deixeis que o vosso filho (a vossa filha) sofra a possessão do pai da mentira; que o vosso servo (a vossa serva), remido (a) pelo sangue de Cristo, vosso Filho, esteja prisioneiro (a) no cativeiro do diabo; que o templo do vosso Espírito Santo seja morada do espírito imundo. Ouvi, Deus de misericórdia, as preces da Virgem Santa Maria, cujo Filho, ao morrer na cruz, esmagou a cabeça da antiga serpente e confiou à sua Mãe como filhos todos os homens: resplandeça neste vosso servo (nesta vossa serva) a luz da verdade, entre nele (nela) a alegria da paz, tome posse dele (dela) o Espírito de santidade e, com a sua inabitação, o (a) torne sereno (a) e puro (a). Ouvi Senhor a intercessão do Arcanjo São Miguel e de todos os Anjos que incessantemente Vos servem: Deus de todos os poderes, repeli a força do diabo; Deus da verdade e do perdão, afastai as suas insídias enganadoras; Deus da liberdade e da graça, desligai os laços da iniquidade. Deus clemente,  que no vosso amor infinito quereis a salvação humana, ouvi a oração  dos vossos apóstolos São Pedro e São Paulo e de todos os Santos, que por vossa graça foram vencedores do Maligno:

        D) Eu te esconjuro, Satanás, sedutor do gênero humano: reconhece o Espírito da verdade e da graça, que desarmou as tuas ciladas e desfez as tuas mentiras: sai desta criatura de Deus N., que Ele marcou com o selo divino; retira-te deste homem (desta mulher), que Deus, com a unção espiritual, converteu em seu templo sagrado. Por isso, afasta-te, Satanás, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; afasta-te, pela fé e a oração da Igreja; afasta-te pelo sinal da santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

            Todos respondem: Amém.

            E) Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos Sacerdotes, Deus das Virgens, Deus de todos os Santos e Santas; Deus, que tendes poder de dar a vida depois da morte e o descanso depois do trabalho, porque não há nem pode haver outro Deus além de Vós, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; Deus, que quereis salvar todos os homens e de tal modo amastes o mundo que lhe destes o vosso Filho Unigênito para destruir as obras do diabo: humildemente imploramos a vossa gloriosa majestade, em favor deste vosso servo (desta vossa serva), para que Vos digneis libertá-lo (la) das ciladas, enganos e malícia do inimigo e de todo o poder dos espíritos infernais, e o (a) guardeis são e salvo (sã e salva) na vossa graça. Enviai, Senhor, o Espírito da verdade, que o vosso Filho prometeu aos seus discípulos; enviai o vosso Paráclito do alto dos Céus, de onde precipitastes como relâmpago o diabo; enviai o Espírito Paráclito, a fim de que afaste para longe o acusador e opressor da nossa natureza humana e nos conserve livres de todo o mal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

            Todos respondem:

            Amém.

Exorcismo Maior


            Libertai este vosso servo (esta vossa serva) de todo o poder do mal e guardai-o (a) são e salvo (sã e salva), para que, recuperando a tranquila piedade, Vos ame com todo o coração e Vos sirva nas suas obras, Vos glorifique no seu louvor e Vos exalte na sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

            Todos respondem: Amém.

Fórmula deprecativa


            A) Deus, criador e protetor do gênero humano, olhai para este vosso servo (esta vossa serva) N., que formastes à vossa imagem e chamais a participar na vossa glória: o antigo adversário atormenta-o (a) ferozmente, com poderosa dureza o (a) oprime, com cruel terror o (a) aflige. Enviai sobre ele (ela) o vosso Espírito Santo, para que o (a) fortaleça no combate, o (a) ensine a orar na tribulação e com a sua poderosa proteção o (a) defenda.

           B) Deus do Céu, Deus da terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos Sacerdotes, Deus das Virgens, Deus de todos os Santos e Santas; Deus, que tendes poder de dar a vida depois da morte e o descanso depois do trabalho, porque não há nem pode haver outro Deus além de Vós, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; Deus, que quereis salvar todos os homens e de tal modo amastes o mundo que lhe destes o vosso Filho Unigênito para destruir as obras do diabo: humildemente imploramos a vossa gloriosa majestade, em favor deste vosso servo (desta vossa serva), para que Vos digneis libertá-lo (la) das ciladas, enganos e malícia do inimigo e de todo o poder dos espíritos infernais, e o (a) guardeis são e salvo (sã e salva) na vossa graça. Enviai, Senhor, o Espírito da verdade, que o vosso Filho prometeu aos seus discípulos; enviai o vosso Paráclito do alto dos Céus, de onde precipitastes como relâmpago o diabo; enviai o Espírito Paráclito, a fim de que afaste para longe o acusador e opressor da nossa natureza humana e nos conserve livres de todo o mal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Fórmula imperativa


           A) Eu te esconjuro Satanás, inimigo da salvação humana: reconhece a justiça e bondade de Deus Pai, que condenou com justo juízo a tua soberba e inveja: afasta-te deste servo (desta serva) de Deus, N.,que Deus formou à sua imagem, enriqueceu com os seus dons e adotou como filho (filha) da sua misericórdia. Eu te esconjuro, Satanás, príncipe deste mundo: reconhece o poder e a força de Jesus Cristo, que te venceu no deserto, te derrotou no Horto das Oliveiras, te destronou na cruz e, ressuscitando do sepulcro, transferiu os teus troféus para o reino da luz: retira-te desta criatura de Deus N., que Jesus Cristo, nosso Senhor,  nascendo, tornou seu irmão (sua irmã) e, morrendo na cruz, adquiriu pelo seu sangue.

              B) Eu te exorcizo, velho inimigo do homem: retira-te desta imagem de Deus, N.. Isto te ordena Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela sua humildade venceu a tua soberba, pela sua generosidade abateu a tua inveja, pela sua mansidão derrubou o teu furor. Emudece, pai da mentira, e não impeças este (a) servo (a) de Deus de bendizer e louvar o Senhor. Isto te manda Jesus Cristo, sabedoria do Pai e esplendor da verdade, cujas palavras são espírito e vida. Sai dele (dela), espírito imundo, dá lugar ao Espírito Santo. Isto te ordena Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que, nascido do Espírito e da Virgem Maria, com o seu sangue purificou o universo. Por isso, afasta-te, Satanás, afasta-te em nome de Jesus Cristo, que com fortaleza te expulsou pelo poder de Deus e destruiu o teu reino; retira-te pela fé e oração da Igreja; afasta-te pela virtude da santa cruz, pela qual nos libertou do teu domínio cruel o manso Cordeiro por nós imolado, Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

             Todos respondem:

             Amém.

             C) Eu te exorcizo, pelo Deus vivo, pelo Deus verdadeiro, pelo Deus santo, imundíssimo espírito, inimigo da fé, adversário do género humano, fautor da morte, pai da mentira, fonte do mal, sedutor dos homens, causa de sofrimentos. Eu te esconjuro, maldito dragão, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo: sai e afasta-te desta imagem de Deus. É Jesus Cristo que te ordena, Ele que te mandou precipitar-te do alto dos céus ao profundo abismo da terra. É Jesus Cristo que te ordena, Ele que mandou aos ventos e ao mar e acalmou a tempestade. É Jesus Cristo que te ordena, o Verbo eterno de Deus feito homem, que, para salvação da humanidade, condenada por obra da tua inveja, Se humilhou a Si mesmo, obedecendo até à morte.


 Fonte: Celebração dos exorcismos -  Conferência Episcopal -  Ritual Romano - Reformado por Decreto do Concílio  Ecumênico                                          Vaticano II e promulgado por autoridade de sua Santidade o Papa João Paulo II 

Jaime Francisco é criador deste site. É Apologista Católico, Historiador, Estudioso da Igreja Primitiva e das doutrinas protestantes no Brasil e na América Latina. Publicou 03 obras em defesa da Fé Católica: "As diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Protestantes" " Porque estes Protestantes tornaram - se Católicos" e " Lavagem Cerebral e Hipnose no meio Protestante" Maiores informações sobre os livros: www.respostascatolicas.webnode.com.br   Nestes últimos anos tem estudado profundamente sobre Psicologia e fenômenos  relacionados à demônologia.

Crie um site gratuito com o Yola.