Apologética Católica

O Erro Protestante em Dividir Corpo, Alma e Espírito

Por Jaime Francisco de Moura


Na linguagem comum, costumamos usar estas duas palavras com sinônimas, designando, através delas, o elemento espiritual, imortal, de cada um de nós, assim como lemos no cântico de Maria (Lc 1,46-47): “A minha alma glorifica o senhor, o meu espírito exulta em Deus meu salvador”.

Citamos, algumas passagens Bíblicas em que a palavra “espírito” é também, empregada como sinônima de “alma”: “o pó volta à terra como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu” (Ec 12,7) “no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão” (1 Pe 3,19); “E apedrejaram a Estevão, que orava e dizia: senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At 7,59).

E agora citamos outras passagens em que, ao contrário, a palavra “alma” é usada como sinônimo de “espírito”. “Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma” (que não é o sangue) (Mt 10,28) “porque não deixarás a minha alma no Hades nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção” (At 13,35) (Salmos 15,10). “E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar (junto de Deus) as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus” (Ap 6,9); “e vi as almas (que não é o sangue) daqueles que foram executados com o machado pelo testemunho de Jesus” (Ap.  20,4).

Alma e espírito visto serem de uma só substância e natureza, formam um único elemento, uma entidade (indivíduo) única, imortal.

Quando o corpo morre, esta entidade, alma (que não é o sangue) e espírito num só e único elemento, porque imortal, volta para Deus onde terá julgamento (Romanos 14,10) (2Cor 5,10) na esperança da ressurreição da carne (manifestação pública de todos).

Outras passagens Bíblicas parecem estabelecer distinção entre o corpo e o elemento que compõe espírito e alma, como se lê na carta aos Tessalonicenses (1Ts 5,23).

Neste conjunto, corpo alma e espírito, não aparece o sangue que é substância integrante do corpo, e que perece unido ao corpo.

Podemos ver na Bíblia que alma tem o mesmo sentido de espírito. Ler (1 Reis 17,21-22) (Jó 14,22) (Mateus 10,28) (Hebreus 12,9) e (Sabedoria 15,11). É errado dividir o ser humano em corpo, alma e espírito. O ser humano é corpo e alma. Ler (Gênesis 2,7) e compare com (Eclesiastes 12,7) ler (Mateus 10,28) e compare com ( 1 Coríntios 5,3) ler (Gênesis 25,7-8) e compare com (1 Coríntios 7,34) ler ainda (Gênesis 25,17) e compare com (Atos 7,59).

Como vimos, a Bíblia em certas passagens, fala só de espírito e em outras fala só de alma.

 

                    Fonte: “As diferenças entre igreja católica e igrejas evangélicas”

Editora Com Deus - SP

Autor: Jaime Francisco de Moura

Crie um site gratuito com o Yola.